O professor Ivo Barbi, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEEL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi homenageado com o prêmio IEEE William E. Newell Power Electronics Award 2020, oferecido pela sociedade IEEE Power Electronics Society a personalidades que contribuíram para o avanço da Eletrônica de Potência no mundo. A entidade condecora uma pessoa por ano pelo reconhecimento da importância das atividades de pesquisa na área.

Pesquisador do Centro Integrado de Pesquisa em Energia Solar da UFSC e coordenador do Grupo de Pesquisa em Processamento de Energia (GPEN), Barbi possui graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela UFSC. Cursou o doutorado em Engenharia Elétrica pelo Institut National Polytechnique de Toulouse, na França, e é fundador da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência (Sobraep).

Foi um dos pioneiros da moderna eletrônica de potência no Brasil, juntamente com os professores Edson Roberto Cabral da Silva e Edson Watanabe. Em fevereiro de 2016, liderou a criação do Instituto Brasileiro de Eletrônica de Potência e Energias Renováveis (Ibepe) e atualmente é seu diretor-presidente.