Márcia Eufrásio, Colunista de Coluna Mente Saudável

Enquanto penso em como escrever sobre este tema para você, que dá título a nossa
pequena matéria, percebo que minha mente já começou a ter muitos pensamentos
sobre o que farei no meu dia, os compromissos que assumi, os textos que deverei
estudar fim de semana, quantas horas poderei me dedicar a minha prática da corrida.

Tenho certeza que você acorda e sua mente também está assim… a mil… Esses
pensamentos quando intensos e contínuos podem acabar te deixando estressado,
ansioso, e até improdutivo.
Uma das soluções para aprender a desenvolver a atenção no agora é o MINDFULNESS,
uma técnica atual e eficiente que ajuda a você a aumentar o foco, produtividade e
atenção.

O QUE É MINDFULNESS?

O Mindfulness ou atenção plena (como é conhecida no Brasil) consiste em práticas de
meditação que focam no agora.
Uma de suas práticas mais popular é respirar lentamente enquanto mantém o foco no
movimento de entrada e saida do ar do seu corpo e nas sensações geradas em você.
Simples e prático, você pode obter excelentes resultados se criar o hábito de fazer esta
meditação ativa por 10 minutos ao dia. Ela ajudará você a manter o estado emocional
equilibrado, ajuda você a se sentir mais feliz e otimista e gera melhorias para a sua
saúde, cérebro e mente.

Outra grande vantagem é que você começa a ser mais consciente de suas ações e
deixa de tomar atitudes por impulso ajudando a controlar as emoções e até mesmo a
saber contornar imprevistos que possam surgir no dia a dia de forma mais branda.
Além de afetar de maneira positiva as emoções, esse hábito também favorece o foco,
a motivação e consequentemente a produtividade.

CONHEÇA ALGUNS EXERCÍCIOS

Mindfulness ao caminhar: pratique a atenção plena enquanto estivar caminhando.
Esse exercício pode ser feito dentro de casa ou na rua indo para o seu trabalho.
Observe tudo ao seu redor e como seu corpo reage a essa experiência. Foque nas
cores, nos sons, no cheiro, na sua respiração, na suas emoções… Perceba como você
está…

 

Mindfulness ao tomar banho: comece a prestar atenção em seu banho. Normalmente
tomamos um banho de forma automática e não paramos para pensar nas sensações.
Sinta a temperatura da água, preste atenção no perfume do sabonete e do shampoo,
na sensação de massagear o couro cabeludo, na água escorrendo pelo seu corpo.
Mindfulness na hora de comer: aprecie a sua refeição. O que você observa quando
olha para a comida? Que aromas você consegue sentir? Você sente prazer ao comer?
Mastigue com calma e deixe seu paladar ter o tempo para apreciar o delicioso sabor da
comida. Você se sente calmo ou ansioso?

Tenha em mente que o cérebro produz muitos pensamentos durante o seu dia e
acabamos fazendo tudo de forma automática. Por isso não desista. No começo você
conseguirá fazer isso por apenas alguns minutos, mas com a prática conseguirá fazer
isso durante todo o momento do seu almoço, por exemplo. É o treino e o esforço em
se focar no agora que fortificará sua atenção com o tempo. Desta forma você fortalece
a sua saúde física, mental e emocional.

Por Márcia Eufrásio