As celebrações dos 60 anos da CDL de Florianópolis, nesta terça-feira (28), ocorrem em um dos momentos mais fragilizados da história da Entidade e do restante do mundo. A crise gerada pela pandemia do novo Coronavírus representa um retrocesso no desenvolvimento econômico e produtivo da Capital catarinense, entretanto o varejo de serviços e produtos tem se aliado à inovação nos negócios para minimizar os impactos causados.
Incentivadora da tecnologia e da inovação na Cidade de Florianópolis, a Entidade providenciou diferentes ações desde o início do isolamento social para auxiliar os empresários e manter a chama do associativismo acesa mesmo em tempos sombrios.

A sustentabilidade dos negócios da Capital é primordial para a CDL de Florianópolis, por isso, a Entidade disponibilizou linhas de créditos com juros mais baixos ou juro zero para os empresários. Além disso, foi criado um hotsite exclusivo com atualizações diárias da Covid-19, assim como promove cursos gratuitos on-line para os empreendedores e colaboradores.

O relacionamento com associados e demais empresários se fortaleceu ainda mais com o envolvimento constante da Entidade com o poder público, buscando alternativas para o setor produtivo, além de cuidar da saúde dos colaboradores, consumidores e fornecedores. Defender os interesses dos empreendedores é a bandeira da CDL de Florianópolis e não seria diferente neste momento quando a resiliência deve prevalecer.

É a união do associativismo aliado as tecnologias que fazem da Entidade referência e responsável por uma cidade melhor de se viver e empreender.

Será com esse apoio que Florianópolis voltará a prosperar com o comércio local sendo o protagonista de um futuro promissor. A crise irá passar, mas os aprendizados e a determinação de inovar continuará perpetuando com aqueles que perceberam o quanto é simples fazer “diferente”, afinal, o mundo já não é mais o mesmo. Os desafios são outros e nada é impossível para aqueles que inovam. A CDL de Florianópolis completa 60 anos com orgulho e a certeza de que a renovação é a sua marca registrada.

Ernesto Caponi,
Presidente da CDL de Florianópolis.