A primeira-dama Carol Bezerra participou, do curso on-line “Vigilância, Triagem e Avaliação Especializada do Desenvolvimento Infantil a partir dos referenciais da Caderneta de Saúde da Criança e da Pediatria do Desenvolvimento e do Comportamento”. Destinado aos pediatras municipais que atuam nas Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi) e nos Núcleos de Desenvolvimento Infantil (NDI), a capacitação segue até o dia 9 de outubro, com tutoria on-line.

O curso está sendo realizado pela Universidade Federal do Ceará, Instituto da Primeira Infância (Iprede), Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A Primeira-dama ressaltou os investimentos da Prefeitura de Fortaleza no cuidado com a primeira infância e na importância do pediatra para um desenvolvimento infantil saudável. “Esse profissional é o primeiro a acolher a criança e seus pais e a detectar algum problema de saúde. Ele tem um importante papel ao priorizar o desenvolvimento da criança e alertar os cuidadores sobre a importância dos primeiros 1000 dias de vida”, destacou.

A cidade de Fortaleza está na vanguarda das ações para a Infância, sendo a primeira capital brasileira a formalizar um Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPIF), sancionada pela Lei nº 10.221/2014. Entre as políticas públicas implementadas pela Gestão para o segmento, Carol Bezerra destacou o programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz, as Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI), os Núcleos de Desenvolvimento Infantil (NDI), a Bebê Clínica odontológica, as Salas de Apoio à Mulher que Amamenta, os Postos de Coleta de Leite Humano, os investimentos na Atenção Secundária e a construção do Hospital da Criança.

“Temos nos empenhado muito, principalmente em ações intersetoriais. Os programas vão amadurecendo e se fortalecendo. Já estamos colhendo frutos, mas creio que vamos colher ainda mais no futuro. Agradeço a aliança dos pediatras nesse processo”, acrescentou.

Durante o curso, o médico pediatra Álvaro Leite ministrou aula sobre a consulta pediátrica centrada no desenvolvimento infantil e as habilidades de comunicação com a criança e suas famílias. Com base nos referenciais científicos, os profissionais capacitados têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos para identificar precocemente os sinais de alerta do desenvolvimento infantil, bem como oferecer assistência e manejo terapêutico.

Os pediatras participantes do curso on-line atuam diretamente nas UAPIs e NDIs. Atualmente, Fortaleza conta com 37 Unidades Básicas de Saúde inscritas no programa UAPI, que visa ofertar o atendimento integral à criança, fortalecer as ações de puericultura e estimular o exercício de cidadania. Já o NDI é um espaço de estímulo ao desenvolvimento neuropsicomotor das crianças de 0 a 3 anos de idade, com o objetivo de prevenir atrasos e potencializar as habilidades cognitivas, funcionais e posturais. São 14 disponíveis na Cidade