A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a sétima instituição brasileira melhor colocada no Academic Ranking of World Universities 2020 (ARWU 2020), divulgado no último dia 15 de agosto. A UFPR mantém a posição desde 2017, o que a deixa entre as 700 melhores universidades do mundo e entre as quatro melhores federais brasileiras.  

A consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy utiliza vários critérios para a classificação, entre os quais estão o número de pesquisadores mais citados, desempenho acadêmico per capita e artigos indexados nos principais índices de citação. Neste último item, a UFPR apresentou evolução em relação a 2019, passando de 34,3 para 34,8.  

Das 22 brasileiras participantes, a melhor colocada é a Universidade de São Paulo (USP), seguida pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  

As instituições que encabeçam a lista são: Harvard University (EUA), Stanford University (EUA), University of Cambridge (Inglaterra), Massachusetts Institute of Technology (EUA) e University of California, Berkeley (EUA). O ranking completo e mais detalhes sobre os indicadores de pontuação estão no site http://www.shanghairanking.com/ARWU2020.html