Na semana em que é celebrado o Dia do Ciclista ( no mês de agosto) o deputado João Amin (PP) voltou a cobrar do Executivo estadual o Sistema Cicloviário em Santa Catarina. O projeto para implantação da iniciativa, de autoria do parlamentar, foi aprovado na Assembleia Legislativa em 2018 e sancionado pelo governo em janeiro do ano seguinte, porém ainda não foi colocado em prática.

“Os ciclistas precisam ser tratados com mais respeito em Santa Catarina e o uso da bicicleta precisa ser incentivado como veículo de transporte de deslocamento da população, mas isso só pode ocorrer com as condições adequadas de infraestrutura e segurança”, argumentou Amin.

A iniciativa institui a criação de um sistema de ciclovias que se integre aos demais sistemas, viário e de transportes. Também prevê que as obras de infraestrutura viária estaduais e municipais contemplem alternativas para os ciclistas.

Presidente  da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Alesc, João Amin alega que um dos maiores problemas enfrentados pelas grandes cidades é a mobilidade urbana e isso faz com que o poder público precise encontrar melhores formas de incentivar o cidadão ao uso de outros meios de transporte