A Associação Brasileira de Startups divulgou, nesta sexta-feira, 25 de setembro, os finalistas da Startup Awards 2020. A UFSC é uma das dez finalistas na categoria “Universidade do Ano”, juntamente com instituições como a UFRJ, UFU e com outra representante de Santa Catarina, a Unochapecó.

A premiação é a maior do país entre startups e comunidades empreendedoras e costuma trazer empresas e instituições de Santa Catarina, anualmente, desde 2012. Nesta edição, o Estado teve 39 indicados. Também estão entre os finalistas parceiros da UFSC, como a Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) e o Ágora HUB, localizado no Ágora Tech Park, local que abriga o campus da UFSC em Joinville.

A UFSC já foi indicada em edições anteriores do prêmio. Segundo o secretário de Inovação da Universidade, estar entre os finalistas é motivo suficiente para comemorar. “Demonstra a vocação empreendedora e inovadora da UFSC. É resultado do esforço que a Universidade vem fazendo nos últimos anos para se reconectar ao ecossistema catarinense e resgastar o seu protagonismo em inovação”, declara Alexandre Moraes Ramos.

Os vencedores serão conhecidos durante o CASE Startups Awards, evento on-line que acontece de 19 a 23 de outubro.

Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo

A UFSC, por meio de sua Secretaria de Inovação (Sinova) investe no desenvolvimento de negócios inovadores para comporem o mapeamento de startups do ecossistema de inovação e empreendedorismo da instituição, visando à conexão direta das ideias geradas no ambiente acadêmico com o mercado.

Na última semana, em 15 de setembro, a Sinova anunciou as 42 ideias inovadoras selecionadas no Projeto SINOVA UFSC Startup Mentoring 2020. A terceira edição do projeto contou com 100 inscrições e foram selecionadas oito ideias de Araranguá, oito ideias de Blumenau, quatro ideias de Joinville, 15 ideias de Florianópolis e sete ideias de Curitibanos.

As equipes classificadas recebem mentorias on-line nos campi da instituição, no período de 21 a 30 de setembro. As apresentações às bancas de mentorias acontecerão em 28 e 29 de setembro.