Apesar de todos os Centros de Saúde contarem com as vacinas, apenas 20% da cobertura vacinal contra poliomielite foi atingida.

Desde o dia 5 de outubro, todos os Centros de Saúde de Florianópolis estão participando da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e de multivacinação. A meta é atingir 95% do público-alvo da campanha, que são crianças e adolescentes, além da atualização da caderneta de vacinação.

A campanha é essencial para crianças e adolescentes, e também pessoas que precisam atualizar a caderneta de vacinação para doenças como sarampo, que até a metade deste ano estava em surto em Florianópolis.

A imunização contra a poliomielite tem como público-alvo crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferentes para os dois grupos: crianças menores de um ano e aquelas na faixa etária de 1 a 5 anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias). No Município, apenas 20% da cobertura vacinal contra a poliomielite foi atingida, apesar de todas as unidades da cidade estarem equipadas com os imunizantes.

A campanha de multivacinação, vai até o dia 30 de outubro e tem como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias) e adultos. Serão oferecidas ainda todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança, do adolescente e do adulto.

Para realizar a vacinação, a população deve fazer o agendamento por WhatsApp com as equipes de Saúde. Todos os contatos das unidades estão disponíveis pelo link: https://sus.floripa.br/contatoscs/.

A Prefeitura de Florianópolis reitera que todos os cuidados para não propagação do novo coronavírus estão sendo tomados nas Unidades. Os pacientes não entram em contato com nenhum paciente sintomático respiratório.