Uma baleia-minke (Balaenoptera sp.) encalhou morta entre as Praias do Campeche e Morro das Pedras, em Florianópolis, no final da tarde de domingo, 25. Na manhã desta segunda-feira, a equipe da R3 Animal, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PM_BS), realizará a necropsia do animal no local para tentar descobrir a possível causa da morte. 

A baleia é um macho, de aproximadamente 6 metros de comprimento. Essa espécie de cetáceo pode atingir cerca de 11 metros de comprimento e pesar até 14 toneladas. Possui dorso escuro e ventre claro. Se alimenta principalmente de krill (espécie de animais invertebrados, similar ao camarão) e cardumes de pequenos peixes.

Segundo o gerente do PMP-BS/R3Animal, Emanuel Ferreira, após a necropsia a baleia será enterrada com o auxílio de uma retroescavadeira cedida pela Prefeitura de Florianópolis através da Intendência do Campeche.
.
Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341, das 7h às 17h. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!