A alta temporada de verão representará o retorno dos voos internacionais no aeroporto da Capital catarinense. Um dos destinos mais aguardados, Buenos Aires volta a ter um voo direto para Florianópolis a partir de 1° de janeiro, operado pela Aerolíneas Argentinas. Os voos para Argentina estavam interrompidos desde o início da pandemia. 

E a partir desta quinta-feira, dia 3/12, a cia aérea chilena SKY começa a operar a rota Florianópolis – Santiago do Chile. 

Os voos para Buenos Aires vão ocorrer quatro vezes por semana, de janeiro a março. Já os voos para o Chile terão 2 frequências semanais em dezembro e 3 frequências semanais a partir de janeiro até 7 de março.

VOOS DOMÉSTICOS

No âmbito doméstico, a novidade são os voos para Foz do Iguaçu, operados pela Azul. Eles vão ocorrer de 18 de dezembro a 1° de fevereiro e serão diários, 7 vezes por semana.

Outro destaque doméstico é mais um voo regular para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, operado pela Azul, a partir desta segunda, dia 30, e que tem como destino final Salvador, na Bahia. Assim, a frequência tem um ingrediente a mais: será uma opção mais ágil para voar de Florianópolis a Salvador, com uma parada rápida em Santos Dumont, sem necessidade de trocar de aeronave. A estreia na noite de hoje da rota será recebida com water salute.

Com exceção de Confins – Belo Horizonte, todos os destinos já operados em Florianópolis terão aumento de frequência durante a alta temporada. São eles: Congonhas, Viracopos e Guarulhos, em São Paulo; RIOgaleão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e os aeroportos de Brasília, Porto Alegre e Chapecó. 

A Floripa Airport projeta uma recuperação que pode alcançar 90% do movimento na última alta temporada, considerando dezembro 2019 a março 2020 e observando que março de 2020 já foi registrado cancelamentos, em função da pandemia. A recuperação se dá especialmente pelo mercado doméstico, que está compensando parte da queda de movimento dos voos internacionais. A concessionária observa que a expectativa pode sofrer variação, de acordo com aumento ou cancelamento de voos no período.

TERRAÇO REABERTO

Com uma estrutura para 8 milhões de passageiros por ano, o dobro da demanda de antes da pandemia, o Aeroporto Internacional de Florianópolis está pronto para receber os passageiros com conforto e segurança. 

O Terraço Panorâmico, único em aeroportos do Brasil, reabre nesta terça, dia 1° de dezembro, das 10h às 18h, gratuitamente. O Boulevard 14/32 também está aberto, com estabelecimentos comerciais em pleno funcionamento e abrigando uma quadra oficial de beach tennis gratuita para os amantes do esporte. Para este verão, o Boulevard 14/32 terá cadeiras de balanço para o lazer e conforto de quem visita ou aguarda o voo no aeroporto. Ressalta-se que tanto o Boulevard 14/32 quanto o Terraço Panorâmico são estruturas semi-abertas com áreas ao ar livre.

“Estamos prontos e seguros para operar na mais alta qualidade mais uma temporada de verão em Florianópolis e oferecendo opções de lazer e entretenimento. Nestes tempos desafiadores, não dá para ser apenas um aeroporto, tem que ser um lugar para as pessoas passearem, se divertirem, tem que entender e complementar a vibe da cidade.” comenta Ricardo Gesse, CEO do aeroporto.  

Todo o caminho do passageiro, da chegada ao estacionamento ao embarque ou desembarque, foi mapeado e recebeu ações de prevenção ao coronavírus. A Floripa Airport adotou todas as exigências das autoridades sanitárias nacionais e internacionais e adicionou medidas extras para garantir segurança. Por todas as ações, o aeroporto recebeu o Selo Safe Travels, chancelado pela Organização Mundial de Turismo.