A Secretaria de Infraestrutura de Florianópolis, está desde cedo com sua estrutura e pessoal nos sete bairros da cidade mais atingidos pelas fortes chuvas, que afetaram, sobretudo, o Norte, Leste e Sul da Ilha. No total, em torno de 35 vias secundárias e duas principais vêm recebendo drenagens.

No início da tarde desta quinta-feira (17), o trabalho de drenagem com caminhões hidrojatos já havia normalizado a situação das vias secundárias que sofreram alagamentos na Vargem Grande, Daniela e Jurerê Internacional, no Norte. Nesta região, foram afetadas 12 vias, entre elas, a Estrada Cristovão Machado de Campos, a geral da Vargem Grande.

Mas, os Ingleses, na mesma região, ainda vem recebendo a devida atenção. Mesma situação do Rio Vermelho, no Leste da Ilha, o bairro mais afetado, com cerca de 12 vias públicas alagadas, e do Campeche e do Ribeirão da Ilha, na região Sul. Neste último bairro, a Rodovia Baldicero Filomeno, principal via local, chegou a ficar temporariamente interditada.

Nestes quatro bairros, cerca de 24 vias secundárias tiveram alagamentos.

Recuperação de vias

A Secretaria de Infraestrutura já está preparada para, tão logo cessem as chuvas, iniciar a recuperação das vias não pavimentadas (de chão batido) com serviços de patrola, o que está previsto para a próxima semana. Embora ainda não se tenha o levantamento das vias que vão precisar ser recuperadas, está definido que aquelas caracterizadas como corredores de ônibus terão prioridade.

As necessidades estão sendo levantadas pelos intendentes, mas os moradores também podem encaminhar solicitações junto à Ouvidoria da Prefeitura.