A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) divulgou o resultado do Processo Seletivo Especial 2020.2, destinado às vagas do curso de Medicina de Araranguá e às remanescentes do Vestibular UFSC 2020. A matrícula documental, através do envio de e-mail à Coordenadoria do Curso, será realizada de 4 a 22 de janeiro, conforme consta na Portaria Nº14/PROGRAD/SAAD/UFSC.

Os candidatos também podem acessar o Boletim de Desempenho Individual Definitivo.

A Coperve também divulgou as respostas aos recursos aos boletins de desempenho individual.

O prazo para envio de documentos comprobatórios para candidatos classificados pela Política de Ações Afirmativas (PAA vai de 28 de dezembro de 2020 a 6 de janeiro de 2021.

Em razão da pandemia de Covid-19, o Vestibular tradicional com provas presenciais foi substituído por um processo seletivo que levou em conta a média obtida pelo estudante em uma das edições de Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017 ou 2018 ou 2019.

As vagas dividem-se em 489 remanescentes do Vestibular 2020, que não têm alunos em lista de espera, e 69 vagas de Medicina/Araranguá, com ingresso de 39 calouros em 2020.2 e 30 calouros em 2021.1. Essa divisão se deve a mudanças no projeto político-pedagógico do curso, e também é reflexo da pandemia de Covid-19, que impossibilitou a adequação do espaço físico para as turmas e a contratação de professores por meio de concurso público. Para a professora Maria José Baldessar, presidente da Coperve, “o desafio foi montar um processo seletivo diferente. A experiência vai servir de base para o processo seletivo 2021.1, já que a partir da análise desse, poderemos aperfeiçoar o próximo”.

Etapa documental

A etapa documental da matrícula tradicionalmente consistia na entrega presencial de documentos nas coordenadorias de cada curso. Em razão da situação de emergência sanitária decorrente da pandemia de Covid-19, ela será feita através do envio de documentos digitalizados ao e-mail das coordenadorias. O modelo de preenchimento do campo “assunto” da mensagem e a lista de todas as caixas postais dos cursos podem ser consultadas na Portaria Nº14/PROGRAD/SAAD/UFSC.  Os documentos necessários e também os procedimentos de envio estão regulamentados pela mesma portaria.

Conforme o artigo 3º da Portaria, todos os candidatos classificados, seja pela classificação geral, seja por uma das modalidades de cotas da Política de Ações Afirmativas, deverão encaminhar os seguintes documentos ao e-mail das coordenadorias:

  1. declaração assinada de que não possui matrícula simultânea em outro curso de graduação da UFSC ou em outra instituição pública de ensino superior (Link para acesso a declaração: https://dae.ufsc.br/formularios/);
  2. documentos de identificação (RG e CPF) com os quais se inscreveu no Processo Seletivo UFSC/2020.2. Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também visto permanente ou temporário válido emitido pela Polícia Federal;
  3. certificado e histórico escolar do ensino médio ou equivalente ou diploma de ensino superior, observando-se as especificidades das exigências dos artigos 4º ao 11º. Caso o candidato tenha concluído o ensino médio no exterior deverá apresentar documento comprobatório de equivalência ao ensino médio, expedido por Conselho Estadual de Educação;
  4. Autodeclaração validada por comissão da SAAD de pessoa com deficiência; de indígenas ou de preto ou pardo – cota para PPI; de quilombola; e renda (para os candidatos aprovados por uma das modalidades de cotas do Programa de Ações Afirmativas). As autodeclarações podem ser acessadas neste link: https://saad.ufsc.br/autodeclaracoes/
  5. comprovante de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos);
  6. certificado militar (para candidatos do sexo masculino);
  7. atestado de vacinação contra rubéola (para candidatas do sexo feminino até 40 anos).

Os documentos devem ser digitalizados e estar legíveis, numerados na ordem apresentada acima. Caso não estejam autenticados, os originais deverão ser apresentados para conferência nas coordenadorias de cursos, quando da retomada das atividades presenciais na UFSC.

Os candidatos classificados que foram aprovados dentro de cotas de Ações Afirmativas devem ficar atentos para algumas especificidades. Além das autodeclarações validadas por uma comissão da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad), os aprovados na modalidade de vagas destinadas aos egressos de escola pública deverão apresentar certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio que comprove ter cursado integralmente o ensino médio ou equivalente em escola pública.

Ações Afirmativas

Os candidatos classificados pela Política de Ações Afirmativas (PAA), antes de enviar os documentos de matrícula às coordenadorias, deverão validar a sua condição de cotista junto à Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad). Essa validação será feita de modo remoto e começa com o envio de documentos comprobatórios, de 28 de dezembro de 2020 a 6 de janeiro de 2021, que serão analisados pelas comissões formadas para cada modalidade de PAA em cada um dos cinco campi da UFSC.

Para os que participaram do processo seletivo concorrendo às vagas destinadas a pretos, pardos e negros (PPN), a validação dessa condição também será de forma remota. Quanto aos procedimentos para a validação de autodeclaração de pessoas com deficiência (PCD) e da condição de indígenas e quilombolas, a comissão poderá, caso necessário, solicitar aos candidatos que participem de entrevista on-line.

Nas validações de renda, os documentos a serem enviados à comissão devem ser digitalizados em formato PDF, legíveis e enviados em um único arquivo compactado, em formato RAR ou ZIP. Os arquivos devem ser gerados obrigatoriamente a partir de documentações originais, não sendo necessário encaminhar cópias dos mesmos. A comissão poderá, caso necessário, solicitar aos candidatos que participem de entrevista online.

As listas de documentos, formulários para validação de renda e os endereços de e-mail constam na portaria. O campo “assunto” da mensagem deve ser preenchido informações do tipo de validação, nome completo do candidato e campus da UFSC.