Todos sabemos que a atividade física contribui para a boa saúde independentemente da idade. Exercícios que fazem suar, que trabalham a força muscular, o alongamento… todos eles são bem-vindos! Mexer-se é uma excelente ferramenta, que contribui no controle de peso, em um corpo forte, com mais massa muscular e menos gordura, mais harmônico e bonito.

Mas recorde-se que os benefícios vão ainda além. São físicos e emocionais:

Melhora do humor e da disposição, diminuindo sintomas de ansiedade e depressão.
Aumenta a capacidade de concentração e a memória, previne demências.
Previne diversas doenças, entre elas diabetes do tipo 2.
Melhora a saúde do coração e diminui a pressão arterial.
Melhora o sono.
Previne osteoporose e outros problemas ortopédicos.

Então, há muitos motivos para você mover-se.

Mexa-se no dia a dia! Pequenas atividades intercaladas com a rotina sedentária são uma boa opção. Use escadas, levante-se para tomar água e ir ao banheiro, movimente-se em intervalos regulares. Fora do horário de trabalho, passeie com o cachorro, caminhe até a padaria, por exemplo.

Crie oportunidades dentro da sua rotina!

Além disso, procure uma atividade física que seja prazerosa e que você possa realizar algumas vezes por semana.

Qual o ideal? Haverá muitas descrições para o ideal, mas saiba que o ideal é aquilo que você pode fazer. E certamente você pode mais. Abra espaço na sua vida para o movimento. Comece agora!

Elaboração: Dra. Graciela de Oliveira Richter Schmidt – CRM/SC 10391