As conchas que aparecem vazias na areia da praia, antes abrigavam seres vivos como moluscos e animais de corpo mole, servindo como carapaças protetoras ou esqueletos externos para eles.

Mesmo vazias, elas ainda continuam desenvolvendo um papel muito importante para o equilíbrio do ambiente marinho! As conchas encontradas na areia têm diversas finalidades: servem para promover a estabilidade dos ambientes marinhos; servem como materiais para construção de ninhos de aves; como substrato para plantas marinhas; abrigo para algas, e proteção para alguns caranguejos-ermitões!


A remoção das conchas da praia poder alterar os habitats marinhos, provocando os seguintes desequilíbrios: diminuição dos organismos e seres que dependem das conchas; aumento da erosão nas praias; impedimento do reaproveitamento do carbonato de cálcio pela vida marinha.

Por serem formadas principalmente de carbonato de cálcio, a concha conforme vai se decompondo, contribui com o aumento da quantidade desse nutriente no ecossistema marinho. O carbonato de cálcio é essencial para a formação de ossos, para este fortalecimento, então vários organismos dependem do ciclo biogeoquímico desse composto para composição de novos organismos.


Por isso é importante a prática sensibilização e conscientização ambiental para termos contato com a natureza, sem interferir e prejudicar sua biodiversidade. O equilíbrio da vida marinha pode estar nas suas mãos. Contribua com o meio ambiente e mantenha seu paraíso de férias preservado por muito mais tempo. Lugar de concha é na praia!