O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) está liderando o primeiro estudo que tem como objetivo avaliar a resposta à vacina contra a Covid-19 em pacientes imunossuprimidos (doenças reumáticas e pessoas que vivem com HIV/AIDS) para determinar a resposta imune.

Esta pesquisa foi coordenada pela Profa. Dra. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Diretora Clínica do HCFMUSP, e pelo Prof. Dr. Esper Kallas, Titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da FMUSP, e a primeira etapa foi finalizada no dia 10 de fevereiro de 2021 com quase 2 mil pessoas vacinadas, sendo aproximadamente 1.500 pacientes e 500 voluntários do grupo controle.

A importância deste estudo é reforçada por análise epidemiológica recente de 252.119 pacientes hospitalizados no Brasil com Covid-19 realizada pelo mesmo grupo, que observou que pacientes com lúpus têm 73% mais chances de evoluir para óbito dos que não têm lúpus.

A organização do trabalho do time de mais de 200 voluntários pela enfermeira Solange Fusco e a gestora Priscila Tagliaferro tornou possível a realização desta etapa em apenas dois dias com uma atividade coordenada que foi muito elogiada pelas pessoas vacinadas.