Os militares concluíram o Curso de Formação de Sargentos 2020, que contou com 630 horas-aula, iniciado no dia 09 de novembro de 2020 e foi até o dia 12 de março de 2021, totalizando 04 meses de formação. Esta turma foi pioneira de uma nova proposta de currículo, que teve como referência um estudo realizado pela Diretoria de Ensino do Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), trazendo como premissa a manutenção da progressão do conhecimento, a partir da definição das competências do sargento no CBMSC.

A formatura foi fechada, sem a presença de familiares, em local aberto e seguiu os protocolos sanitários indicados pela Secretaria de Estado da Saúde, para evitar a contaminação da Covid-19. A cerimônia foi transmitida pelo Youtube do CBMSC.

Os cursos de formação são os meios encontrados pelo CBMSC para mesclar a gradual ascensão na carreira, bem como a atualização dos conhecimentos dos militares nas rotinas operacionais e administrativas.

Os formandos escolheram homenagear, in memorian, o 3º Sargento BM Anderson Mattos Costa, como nome de turma. Conhecido como sargento Mattos, o militar faleceu em janeiro deste ano, por conta de um acidente vascular cerebral, durante o serviço presencial, na cidade de Tubarão. A turma homenageou o sargento por ser um exemplo de combatente, que honrava o nome da corporação por onde passava, além de qualidades como pro atividade, amizade e envolvimento com a comunidade. Familiares do sargento Mattos receberam uma lembrança do Comandante-Geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira.

Primeira colocada do CFS
Como reconhecimento público do CBMSC, a 3º Sargento Camila Daboit Possamai recebeu a medalha de mérito intelectual “Cabo BM José Luiz de Andrade” e recebeu o prêmio de mérito Intelectual, por ser a primeira colocada do CFS, com média 9,947.

Por conta da pandemia, que impediu a presença de padrinhos e madrinhas, as divisas de sargento, que simbolizam a nova graduação foram afixadas pelos próprios formandos.

O paraninfo da turma foi o sargento BM Augusto de Deus e Silva Neto.

Foram formados nesta solenidade:
Adam Miglioretto
Adilson De Oliveira
Adrian Cristian Amorim Machado
Alex Meneses
Anderson Carlos Verissimo
Antônio Edival Pereira
Camila Daboit Possamai
Carlos Eduardo Szmigielski
Claudio Ronsani Gatner
Douglas Atilas Pires
Douglas Jackson Lauer Grade
Edmar Feliciano De Oliveira
Evandro Hable
Everton Vitorino Gomes
Fabio Machado De Anhaia
Fernando Acacio De Aguiar
Fernando Da Rosa
Giovane Stórk Teixeira
Giovani Alberto Coronêtti
Gustavo Giovanáz
Hélio Tadeu Moreira Junior
João Fernando De Abreu
Jonas De Lima
Júlio Cézar Felício
Kassio Pimentel
Kelly Buss
Leonardo Felipe Severino
Manoel Genézio Da Silva
Marcel Ricardo Alberton
Marcelo Dos Santos Pereira
Marcelo Fernandes
Marcelo Henrique Barcellos Frichs
Marcelo Krambeck
Marcos Antonio Vieira
Marcos José Helling
Marcos Paulo Araldi
Marcus Vinicius Bellini Mercedes Dos Santos
Mauricio Alberto Ducati
Michele Correa
Rafael Lino De Oliveira
Reinaldo Do Nascimento Da Silveira
Rodrigo Bechtold Schlickmann
Rodrigo Silva
Rodrigo Suzin
Romei Malta De Alencar
Rony Meinecke
Selmir Moraes De Souza
Tayrone Amboni Luiz
Thiago Cesar Da Rosa
Thiago Gamba Da Silva
Thiago Quioca
Thiago Walther Ficher
Tiago Anastacio Pereira
Tiago Sidnei Bieger
Tiago Vinicius Doége
Williann Braviano Maria

Passagem de comando do CEBM
Na ocasião também aconteceu a passagem de comando do CEBM, em que o Tenente-Coronel Alexandre da Silva deixou o cargo e o Tenente-Coronel Jailson Osni Godinho passa a atuar na função.