Em um acordo realizado na terça-feira, 30 de março, envolvendo o Estado e a Prefeitura de Florianópolis, foi oficializada a municipalização do Sistema Nacional de Empregos (SINE). A decisão ocorreu após a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Estado e o Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (Igeof), órgão ligado à Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão.

Participaram do encontro o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Luciano Buligon; o diretor de Emprego e Renda da SDE , Diego Goulart; o vice-prefeito Topazio Neto; os secretários municipais de Defesa do Cidadão, Gabriel Meurer, e de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Dias; o superintendente de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Thiago Chaves; e a superintendente do Igeof, Noemi Leal.

O vice-prefeito Topazio Neto, que participou da assinatura do acordo, lembra que a ação é mais uma ação do plano Floripa Mais Empregos, anunciado em janeiro pela prefeitura. “Esse é o passaporte legal para podermos buscar recursos para capacitar mais pessoas e direcioná-las às vagas que estão abertas, além de fazer com que o SINE tenha seu papel de fato no município”.

Em um primeiro momento, a estrutura de atendimento e realização de cadastros do SINE/SC em Florianópolis deve ser deslocada para a sede da Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão, no Calçadão João Pinto, onde já são realizados os atendimentos do Procon Municipal e do Pró-Cidadão do Centro. O secretário da pasta defende, contudo, que todos os serviços sejam descentralizados e oferecidos nos bairros onde já existem núcleos regionais do Pró-Cidadão, com a expectativa que mais de 300 atendimentos por dia possam ser realizados.

“Agora que o Igeof já oferece qualificação e facilita o acesso ao emprego, vamos manter contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para identificar onde estão as melhores oportunidades e sabermos como direcionar o trabalho”, completa Gabriel Meurer.