Bernie Madoff, o financista condenado por um dos maiores golpes da história, morreu na prisão aos 82 anos. A mídia americana noticiou, segundo a qual Madoff morreu de causas naturais no centro hospitalar da prisão federal de Butner , na Carolina do Norte, onde cumpria pena de 150 anos de prisão.

“Que recebe as notícias no WhatsApp? Entre no grupo AQUI

Em 2009, Madoff se declarou culpado de uma fraude que afetou até 37.000 pessoas em 136 países ao longo de quatro décadas, até o final de 2008. Um administrador nomeado pelo tribunal recuperou mais de $ 13 bilhões de aproximadamente 17, $ 5 bilhões que os investidores havia investido no negócio de Madoff. No momento da prisão, extratos bancários falsos indicavam aos clientes que suas posses valiam US $ 60 bilhões.

As vítimas ilustres

Entre as vítimas de seu esquema Ponzi, também pessoas famosas como o diretor Steven Spielberg , o ator Kevin Bacon e o ganhador do Prêmio Nobel da Paz Elie Weisel. “Nenhum outro caso de fraude é comparável ao caso Madoff”, disse o juiz Denny Chin, afirmando que “o simbolismo da sentença é importante porque enviará uma mensagem”. Há alguns anos, ele se declarou arrependido .

Falha ao liberar

Madoff tinha problemas renais. No ano passado, seus advogados entraram com documentos para garantir a libertação de Madoff durante a pandemia de Covid-19, alegando que ele tinha doença renal em estágio terminal e outras condições médicas crônicas, mas o pedido foi negado.