O Original chega em Lobos, e seu desejo de reencontrar o que espera, fará com que Ayala corra perigo. É dever de Matias German a proteger, enquanto corre contra o tempo para encontrar o irmão, e ajudá-lo a voltar com a sua humanidade.

Capítulo 1: O REGRESSO DO PASSADO

Com a humanidade desconectada, o tempo fecha na residência dos Rodrigues. Insuportável não sentir nada, e nem o bastante para se importar com alguém. Horas se vão como vento, e Ayla lembra do dia em que se conheceram, e como algo dentro dela foi crescendo, então, toma a decisão de aceitar Juan Pablo, mesmo sendo um vampiro.  Ela saiu de sua casa, para reconciliar com o rapaz. Percebe que a porta está aberta. Ela entra.

Ayala: – Olá, Matias? Juan?

Surge Matias descendo as escadas.

Matias German: – Ele não está?

Ayala: – Disse para onde ia?

Matias German: – Não vai voltar!

Ayla: – Sei que ele deve está chateado, mas eu não sabia como lidar com isso!

Matias German: – Precisamos conversar! Sente-se.

Ayala sentou-se, um pouco agitada.

Matias German: – Ele desconectou-se de sua humanidade. Tentei de tudo para ajudá-lo, não consegui. Juan saiu sei lá para onde, acredito não está mais na cidade.

Ayala: – Não entendo?

Matias German: – Vou contar a nossa história. A dos Rodrigues.

Ayala sentiu-se culpada por não aceitá-lo de imediato ao descobrir sua natureza.

Matias foi explicando a respeito de Ayelén. Que se apaixonou por ela, da escolha de amar o seu irmão a qual até hoje não o perdoa por isso, dos traços belos de sua vida em 1903. Da festa em homenagem ao amor de seu tataravô. O fato de sua noiva ser uma vampira e ter transformado Juan e ele. Disse do incêndio do casarão, do salvamento, da morte dela e de seus pais. Não omitiu nada. 

Ayala: – É possível se desconectar da humanidade?

Matias German: – Sim, eu fiz, mas quis ocultar certas lembranças. 

Ayala: – Como?

Matias German: – Você se concentra só na natureza de quem você é, um predador. Lembranças, sentimentos, tudo passa a não existir. O vazio fica por um instante, e então é ativado o lado monstro, voraz, impetuoso, impulsivo, devastador da personalidade vampírica. 

Ayala: – Desiste da vida!

Matias German: – Viver já não é importante. 

O lado obscuro da desconexão da humanidade, deixa Ayala preocupada com Juan Pablo, embora estivesse com medo, queria fazer algo.