Estão abertas as inscrições para 591 vagas em cursos a distância de Tecnologias da Informação e Comunicação. Os interessados podem se inscrever até o dia 25 de abril para a oferta de vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional, por meio do Programa Qualifica Mais. Em Santa Catarina, o projeto-piloto dos Ministérios da Educação e da Economia é executado pela Secretaria de Estado da Educação (SED), com o objetivo de facilitar a inserção dos estudantes no mundo do trabalho.

Os cursos ofertados pelo projeto-piloto Qualifica Mais estão alinhados com a necessidade de qualificação de pessoal das empresas locais. Dessa forma, ao fazer o curso o estudante aumenta as possibilidades de inserir-se na área de Tecnologias da Informação. Durante os cursos serão oferecidos conteúdos socioemocionais para auxiliar o aluno na entrada e permanência no trabalho.

 Podem se inscrever jovens trabalhadores de até 29 anos, prioritariamente. Para se matricular é necessário que o interessado resida na região metropolitana de Florianópolis ou Joinville e que tenha concluído o ensino médio.

 Nessa primeira chamada serão ofertadas em Santa Catarina, de forma gratuita, 591 vagas nos seguintes cursos de Tecnologias da Informação e Comunicação, com cerca de 200 horas de duração, na modalidade de Educação a Distância (EaD):

 • Programador web – Grande Fpolis: 130 vagas, Joinville: 103 vagas

 • Programador de sistemas – Grande Fpolis: 117 vagas, Joinville: 120 vagas

 • Programador de dispositivos móveis – Grande Fpolis: 49 vagas, Joinville: 72 vagas

 A SED realizou uma parceria com Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) e será a instituição executora dos cursos na região Sul do país, ofertando as vagas para os cursos a distância para as cidades de Curitiba e Porto Alegre. No total, serão disponibilizadas pela SED mais de 1600 vagas em toda a região Sul.