A Biblioteca Universitária da UFSC apresenta a live Oficina de Leitura Crítica: Ceticismo e Informação, abertura da ação de extensão promovida pela Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Informação no Ambiente Digital e ministrada pelo professor José Claudio Matos (UFSC/UDESC). O evento tem participação livre e será realizada em um total de quatro encontros, com emissão de certificados aos participantes. A abertura ocorre na quarta-feira, 5 de maio, às 19h, via Youtube. Inscrições podem ser feitas aqui.

O cético é um personagem importante nos debates das grandes filosofias de todas as épocas. A atitude de dúvida, de suspensão do julgamento, e de questionamento das teorias e alegações de conhecimento marca a atitude cética, que mesmo assim apresenta diversas vertentes. A oficina pretende estender a reflexão e a dúvida céticas para o que se chama de era da informação ou sociedade da informação.

Como lida o cético com a informação, especialmente nos volumes imensos e na velocidade assustadora em que está sendo ofertada e disseminada nos últimos anos? Que valor existe na prática da dúvida cética, como instrumento de pensamento e exame das diversas espécies de informação? Como entender a importância e a atualidade de posições céticas tradicionais, recontextualizadas para os dias atuais? Estas serão algumas questões propostas.

Debatedores da live

José Claudio Matos

Professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCin/UFSC).

Suely Figueiredo

Pesquisadora em Filosofia da Informação. Professora do curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduada em Jornalismo pela (UFSC).

Você poder apoia O Portal Folha de Florianópolis, fazendo uma Doação de qualquer valor. Dados para doação é (Banco do Brasil – Agência 1453-2, Conta-poupança 23.516-4).