O trabalho voluntario pode ser explicado de várias formas e através de vários exemplos ou palavras, mas tem uma palavra que está intimamente ligada ao trabalho voluntário que não pode ser esquecida e tem que ser falada e trabalhada para não cair em descrédito.

Responsabilidade, esta é uma palavra que provoca um certo arrepio, pois nos traz um peso por sua importância.

Mas é assim mesmo, a responsabilidade que o trabalho voluntário nos impõe não pode ser esquecido e vou tentar mostrar um pouco porque desse peso.

O trabalho voluntário, para quem o realiza, não traz benefícios materiais, somente os emocionais e os de aprendizagem, que tem um alto valor, mas ainda pouco celebrado e reconhecido pela grande maioria, que ainda prefere prêmios, brindes ou algum ganho material.

Visto que o ganho é imaterial, temos que nos impor ainda mais para que as pessoas possam perceber sua importância, visto nossa experiencia de vida em um mundo capitalista e consumista.

Significado de Responsabilidade

substantivo feminino – Dever de se responsabilizar pelo próprio comportamento ou pelas ações de outrem; obrigação. Comportamento da pessoa sensata; sensatez. Natureza ou condição de responsável, que assume suas obrigações. Qualidade de quem presta contas as autoridades. Obrigação jurídica que resulta do desrespeito de algum direito, através de uma ação contrária ao ordenamento jurídico. Etimologia (origem da palavra responsabilidade). Responsável + idade.

Quando se prontifica e aceita ser um voluntário, você está se RESPONSABILIZANDO, por esta atitude, você assume um compromisso com aquela organização, comunidade ou atividade e com horário e dia marcados.

Portanto assumir um trabalho voluntário não é quando der, ou quando puder, é um compromisso assumido entre as partes e com responsabilidades para os dois lados.

Pense nisso e venha ser responsável junto com conosco em uma atividade voluntária qualquer pelo Brasil ou no mundo, tem muitas causas precisando do seu tempo, seu conhecimento e sua responsabilidade.

Apoie O Portal Folha de Florianópolis, fazendo uma Doação de qualquer valor. Dados para doação é (Banco do Brasil – Agência 1453-2, Conta-poupança 23.516-4).

*Tá gostando das noticias? convite outras pessoas para ler; as notícias do Portal Folha de Florianópolis. Apresente o endereço “www.folhadeflorianopolis.com.br”, nos ajude alcança mas leitores