Colunista Roberto

Há tanto o que falar sobre o voluntariado que não sei muito por onde começar, visto o pouco espaço que tenho nas colunas que escrevo, mas é proposital, visto que você terá assunto novos todas as semanas para ler ou ouvir.

Hoje resolvi falar de algumas das verdades sobre o voluntariado:

  • Voluntariado faz bem para quem pratica. Eu o chamo até de “egoísta”, na minha visão, quem pratica ganha mais do que quem recebe. Estudos mostram que voluntariado faz bem tanto para a mente como para o corpo, ajuda na socialização, ajuda a controlar o stress, pressão arterial, além de trazer um sentido para a vida.
  • Voluntariado pode ser um tempo valioso com a família. Tenho uma filha pequena e já a levamos a diversas ações de voluntariado, adequadas para sua idade e compreensão. É uma ótima oportunidade de passarmos um tempo de qualidade e de ensiná-la valores essenciais, além do aprendizado que levará para toda sua vida. Quem já fez um trabalho voluntário sabe que voluntariado está longe de ser somente um tempo dedicado ao próximo. É um tempo dedicado a você em primeiro lugar! E ainda uma oportunidade de aprendizado e diversão em família, por que não?
  • Voluntariado traz conhecimento e aprimoramento pessoal. Conheço diversas histórias de profissionais que resolveram ser voluntários para ter mais experiência profissional, das mais diversas áreas, desde professor a engenheiro. Uma sugestão que sempre dou aos jovens, uma forma de adquirir a tal experiencia solicitada por muitos empregadores, é praticar através do trabalho voluntário. Você ajuda e aprende! É uma grande oportunidade de adquirir habilidades que são bem-vistas pelo mercado de trabalho, além de ser ótimo para o currículo. 
  • Voluntariado todo mundo pode fazer. Existe um trabalho voluntario adequado para cada ser humano na terra, não é um exagero escrever isto, do menor ao maior grau de envolvimento e para todos os gostos, existe uma possibilidade. Busque a sua e incentive as pessoas mais próximas que encontrem atividades que tragam prazer também e respeite o envolvimento de acordo com sua disponibilidade.
  • Voluntariado é divertido.  Já trabalhei em áreas pós terremotos, em áreas de desastres ambientais, em áreas sem a menor condição sanitária, em todas tive a oportunidade de ver muitas pessoas juntas fazendo o bem. Além disso, conheci muita gente, ri muito. Não senti os dias passarem e não tive o sentimento de perda de tempo, muito pelo contrário. Foram únicos e especiais!

Ajude! O Portal Folha de Florianópolis, fazendo uma Doação de qualquer valor. Dados para doação é (Banco do Brasil – Agência 1453-2, Conta-poupança 23.516-4).

*Tá gostando das noticias? convite outras pessoas para ler; as notícias do Portal Folha de Florianópolis. Apresente o endereço “www.folhadeflorianopolis.com.br”, nos ajude alcança mas leitores