Com o aumento na procura por procedimentos estéticos, houve também uma proliferação de casos de pessoas que obtiveram resultados pouco naturais, com efeito exagerado e desproporcional, fazendo o paciente perder a sua verdadeira identidade. “Eu embelezo faces, não as modifico. Sou apaixonada pela beleza facial e prezo sempre pela naturalidade”, destaca a Dra Carol Berger, médica de Florianópolis que é capa da nova edição da Revista Saúde, onde traz justamente uma reflexão sobre respeitar os traços naturais do paciente.

Cirurgiã, pós-graduada em Dermatologia e especialista em procedimentos estéticos minimamente invasivos da face, a Dra Carol dá dicas sobre quais medidas adotar para realizar, por exemplo, uma harmonização facial “natural”. “Lembrando que não é um procedimento isento de riscos e complicações, devendo ser feito de forma progressiva”, alerta a médica.

Confira a entrevista com a profissional:

Beleza com Naturalidade & Preenchimentos Faciais

Meu trabalho é deixar você mais feliz com a sua própria aparência

Recebo muitas mulheres e homens que gostariam de melhorar sua beleza facial e retardar os sinais do envelhecimento mas que temem parecer artificiais ou perderem sua identidade.

Eu sou a Dra Carol Berger, médica, cirurgiã geral e pós graduada em Dermatologia, especializada em procedimentos minimamente invasivos da face e quero falar com vocês hoje sobre esse assunto: Beleza com Naturalidade.

Eu embelezo faces, não às modifico!

Sou apaixonada pela beleza facial e preso por naturalidade sempre.

Meu trabalho é deixar você mais feliz com a sua própria aparência, respeitando seus traços naturais e mantendo sua identidade apenas suavizando os sinais do envelhecimento para que você se pareça com você mesma há alguns anos atrás, pois você é única.

 Dra, o que devo fazer para ter uma Harmonização Facial “Natural”?

A primeira medida a ser tomada é escolher um profissional habilitado e especializado para realizar o seu preenchimento. É fundamental que você pesquise a formação acadêmica deste profissional e sua real titulação… existem muitas pessoas se auto intitulando “Doutores” sem sequer ter formação para isso.

Outro ponto a ser lembrado é que as substâncias utilizadas devem ser biocompatíveis para diminuir os riscos de complicações e rejeições do organismo. Preste atenção em produtos muito “duradouros”, procedimentos ditos definitivos ou valores que estejam incompatíveis com os praticados no mercado.

Os preenchimentos faciais devem ser feitos com ácido hialurônico ou com os bioestimuladores de colágeno (Hidroxiapatita de Cálcio ou Ácido poli – L – láctico), são procedimentos com duração estendida porém não são definitivos, justamente por serem biocompatíveis que o nosso organismo é capaz de aceitá-los com mínima chance de rejeição e capaz de degradá-los ao longo do tempo.

O que a Harmonização Facial pode fazer por mim?

O procedimento de Harmonização Facial consiste em preencher determinadas áreas da face.

Com o passar dos anos a face vai perdendo gordura nos planos profundos e com isso vai “caindo”, além de perder a firmeza devido a redução do colágeno, que ocorre de forma acentuada e progressiva à partir dos 30 anos. 

As regiões são preenchidas em dois planos, o profundo para sustentar e o mais superficial para dar refinamento. As principais regiões são: malar (parte superior das bochechas), sulco nasogeniano (“Bigode Chinês”), olheiras, Mandíbula, Queixo, Lábios e Têmporas.

Como funciona?

É um procedimento praticamente indolor, realizado em consultório, com pomada anestésica tópica e com lidocaína (anestésico) dentro do próprio produto, injetado através de microcânulas de ponta romba (não perfurante).

Na região dos lábios podemos fazer uma anestesia injetável para ser ainda mais confortável.

Quando aparecem os resultados?

O resultado de volumização da face é imediato mas com um discreto inchadinho que some após 2 a 7 dias. Além disso, o ácido hialurônico vai retendo água, e melhora ainda mais o aspecto com o passar das semanas.

Quanto tempo dura?

Dura em média 12-18 meses dependendo da região aplicada e da resposta de cada paciente.

Não gostei do meu resultado, posso reverter?

SIM! Existe sim a possibilidade de reversão desse preenchimento! Em torno de 2 anos o ácido hialurônico muito provavelmente já terá sido reabsorvido, mas se você não se gostou e quer reverter isso imediatamente, podemos iniciar o processo de “desarmonização” facial, que consiste na aplicação de uma enzima, a Hialuronidase, capaz de degradar este ácido hialurônico que foi injetado. Lembrando que não é um procedimento isento de riscos e complicações e que deve ser feito de forma progressiva.

Com informações da Revista Saúde

Ajude! O Portal Folha de Florianópolis, fazendo uma Doação de qualquer valor. Dados para doação é (Banco do Brasil – Agência 1453-2, Conta-poupança 23.516-4).