Colunista Roberto

As mudanças no mundo pós pandemia existirão e serão irreversíveis, a tecnologia estará cada vez mais presente e comum em nossas rotinas. Mas algo que não mudará, será a necessidade das pessoas, daquelas que precisam de comida, abrigo, roupas, educação, saúde, proteção e cultura e aquelas que querem apoiar estas minimizando suas necessidades. O trabalho voluntário estará sempre presente e sempre será uma ferramenta de transformação, para aqueles que precisam e para aqueles que podem ajudar. Ser voluntário continuará sendo uma revolução necessária para buscarmos um mundo melhor e um pouco mais justo. Pequenas ou grandes ações, não importa, o que importa é o movimento á a geração de ação, onde as pessoas em sinergia podem gerar transformações duradouras para o mundo. Desde uma pequena horta, a leitura de um livro, até a reforma de uma escola ou construção de uma casa, tudo pode ser gerado pelo trabalho voluntário. A mudança de consciência dos políticos, até a mudança de atitudes de empresários, pode ser conseguida por ações de voluntariado, onde ações de educação interagem com ações de conscientização e mudanças de visão de mundo.


Ser Voluntário em nosso país ainda é um ato “heroico”, que não deve ser, pois é o que deveria ser a normalidade, todos atuando em prol de um mundo melhor e de uma sociedade mais justa para todos, não é mais possível termos uma sociedade tão desigual e tão submissa a suposta “normalidade”, o voluntariado é a forma de tirarmos a “normalidade” e colocarmos em cena a realidade e com ela acenarmos para um futuro melhor com a ação conjunta de uma sociedade preocupada com ela mesmo. Ser Voluntário é ser um anti-herói, é ser somente um Ser humano preocupado com outros seres humanos, sem querer ser superior a ninguém, mas sendo igual a todos. Ser Voluntário, uma forma de escrever um novo final, pois não podemos mudar o passado, o presente estamos vivendo, mas é possível construir um final muito melhor.

Vamos juntos, nós podemos e todos querem fazer deste mundo, um lugar melhor para todos.

Em tempos de coronavírus e desinformação, o Portal Folha de Florianópolis, continua produzindo diariamente informação responsável. Edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que seja mantida e entregar a você e todos conteúdo. Colabore com o Portal Folha de Florianópolis, fazendo uma Doação de qualquer valor. Dados para doação é (Banco do Brasil – Agência 1453-2, Conta-poupança 23.516-4, Variação 51).