Desde o último sábado e durante toda a madrugada deste domingo, 19 e 20 de junho, o execultivo de Florianópolis está com equipes nas ruas para minimizar os danos causados pelas chuvas. Ações estão sendo realizadas por Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura, Guarda Municipal e Secretaria de Assistência Social.

Pontos de alagamento estão sendo drenados por caminhões hidrojatos para que o volume de água seja diminuído. Nesta manhã, no bairro Rio Vermelho, algumas vias já tiveram a água drenada.

No total, a Defesa Civil realizou quatro interdições (Rio Tavares, Parque São Jorge, Costeira e Lagoa da Conceição). Os pontos registrados danos causados pelas chuvas são nos bairros Vargem Grande, Ingleses, Rio Vermelho, Rio Tavares, Jurerê, Itacorubi, Estreito, Morro da Cruz, Barra da Lagoa, Córrego Grande, Centro, Tapera, Armação e Pântano do Sul. Todos os locais estão com acompanhamento das equipes municipal de Florianópolis.

Foram 50 ocorrências atendidas pela Defesa Civil e 69 pela Guarda Municipal. Foram registradas cinco quedas de muros, três deslizamentos e um rompimento de asfalto no bairro Vargem Grande. A Defesa Civil entregou 15 lonas para famílias com casas atingidas.

A Secretaria de Assistência Social abrigou 71 Pessoas em Situação de Rua, sendo 40 na Passarela da Cidadania e 31 em hotéis. Três famílias foram levadas para hotéis também pela assistência na última noite. Nesta manhã, apenas uma permanece, duas já retornaram para casa. O hotel credenciado disponibiliza de 90 vagas emergenciais.

“O Portal Folha de Florianópolis informar que as notícias diárias podem para por um tempo, porque não temos patrocinador e recurso financeiro.”