O município de São José na região metropolitana da grande Florianópolis, está incentivando a população a se vacinar contra a Febre Amarela. A vacinação é a principal forma de prevenção à doença e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde do Município (UBSs) das 7h às 17h, com exceção da UBS Serraria, Forquilhinha e Bela Vista que o atendimento acontece até as 19h. Já a Policlínica de Campinas funciona até as 22h.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa transmitida por meio da picada de mosquitos infectados podendo afetar humanos e animais. Não há transmissão direta de pessoa para pessoa, sendo que a vacina é a principal forma de prevenção e controle da doença.

A vacinação para as crianças é a primeira dose aos 9 meses e o reforço aos 4 anos de idade. Os adultos fazem uma dose se nunca se vacinaram. No caso de idosos com mais de 60 anos, a regra é buscar orientação médica.

Quem já foi imunizado e tem comprovante vacinal, não necessita fazer nova aplicação. No caso de dúvidas, a pessoa deve procurar uma das UBSs do Município.

Os principais sintomas da Febre Amarela são febre, calafrios, dor de cabeça, dores no corpo, fadiga, náuseas e vômitos. A manifestação clínica inclui ainda insuficiência hepática e renal podendo até matar.O Estado de Santa Catarina já possui cinco casos positivos para Febre Amarela desde janeiro de 2021 e, destes, um veio a óbito. Em 2020, foram 17 casos confirmados em Santa Catarina para a doença, de acordo com informações do site da diretoria de vigilância epidemiológica estadual.

“O Portal Folha de Florianópolis. Informar que as notícias diárias podem para por um tempo, porque não temos patrocinador e recursos financeiro, faça sua Doação.”