Colunista: Roberto

Pode parecer complexo o tema que me propus hoje, mas é fundamental. Muitos falam de voluntariado, mas na verdade não sabem o que é ser voluntário de verdade. Resposta que são conseguidas em pesquisa mostram o desconhecimento e a confusão que isso causa. Muitos acham que doar dinheiro, roupas e alimentos é ser voluntário, não, isso é ser um doador. ATENÇÃO, não estou desmerecendo nenhum tipo de atitude, todas, vou repetir, todas são importantes para o terceiro setor portanto minha intenção é só esclarecer o que é cada coisa para que você saiba o que está efetivamente fazendo e onde se colocar em uma eventual pesquisa. DOADOR – doa, recursos financeiros ou em espécie de forma rotineira ou pontual.

VOLUNTÁRIO – Doa seu tempo e/ou conhecimento de forma rotineira ou pontual.

Não confunda e cuidado com armadilhas que tem por ai; é comum ver no face e no Instagram pessoas pedindo voluntários para hostel’s em troca de hospedagem, isso não é trabalho voluntário, pois o hostel é uma empresa, isto é escambo, você troca seu trabalho por hospedagem e tem um tempo livre para turistar, esta tudo certo, mas se passa por trabalho voluntário para convencer as pessoas.

Outro cuidado que tem que ter é quando organizações pedem aos voluntários que doem dinheiro para poder fazer o trabalho voluntário, não caiam nessa você pode fazer o trabalho voluntário e doar dinheiro também, mas não é correto fazer uma coisa atrelada a outra.

Os expertos estão por toda parte em busca dos inocentes ou prefiro chamar de crédulos, a palavra voluntário ou voluntariado tem valor e por isso muitos a utilizam para definir suas atividades, mas na verdade estão em busca de outras coisas.

Para algumas pessoas pode parecer meramente semântica, mas para quem lida com este tema de forma séria como eu o faço, faz diferença e eu me policio para não ficar o tempo todo corrigindo as pessoas que falam ou anunciam coisas que são diferentes da realidade.

Portanto, voluntariado, é a bandeira que defendo, doação de tempo e/ou talento sem cobranças de recursos financeiros ou trocas para sua execução.

Outras coisas, são outras coisas, troca, escambo, doações das mais variadas formas, são importantes para as organizações sociais e eu diria que para algumas, fundamentais para a sobrevivência delas.

O Portal Folha de Florianópolis informar que as notícias diárias podem para por um tempo, porque não temos patrocinador e recursos financeiro, faça sua Doação.