Nutricionista Cibele Câmara

Saiba qual a melhor alimentação para seguir durante o período de amamentação e quais alimentos devem ser evitados para o bem da sua saúde e da criança.

De acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil – Enani, apesar do crescimento dos indicadores de aleitamento materno no Brasil, dados apontam que menos da metade, 45,7%, das crianças com menos de seis meses de vida recebem o aleitamento como alimento exclusivo. Já os índices de aleitamento materno continuado aos 12 meses (crianças de 12 a 15 meses) foi de 53,1%. O estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro avaliou 14.505 crianças brasileiras menores de cinco anos entre fevereiro de 2019 e março de 2020.

Para ajudar os familiares e as mães em amamentação e desmistificar crenças populares, a nutricionista, Cibele Câmara, respondeu dúvidas corriqueiras no período da amamentação:

1) O que comer quando se está amamentando?

Primeiro devemos ressaltar que a mulher em lactação deve manter uma dieta saudável e equilibrada, o mais in natura possível.

Realizar uma dieta rica em frutas, legumes e verduras, carboidratos integrais, proteínas de origem animal bem cozidas, evitando a contaminação da mãe por micro-organismos presentes em carnes mal cozidas. E consumir bastante água.

2) O que não comer (ou evitar) na amamentação?

As mamães devem evitar a ingestão de alimentos industrializados e com alto teor de gordura e sódio. Devem evitar também o consumo de frituras, de alimentos embutidos, refrigerantes, doces em geral e bebidas alcoólicas.

3) Como evitar as cólicas do bebê durante a amamentação?

O único alimento em que há estudos relacionados entre a dieta da mãe e a cólica nos bebês é o café, pois possui cafeína, então a ingestão de café deve ser controlada.

Sabemos que alimentos mais formadores de gases podem vir a contribuir com as cólicas dos bebês. Alimentos como: trigo, leite e derivados, algumas frutas, alguns legumes como repolho, couve, milho.

Mas cada dupla mãe-bebê tem suas particularidades, então a melhor forma é cada mulher com o tempo ir percebendo os alimentos que causam mais gases e as tão temidas cólicas.

4) Preciso de mais calorias durante a amamentação?

Sim, pois a lactante precisa produzir leite, e isso eleva o gasto calórico.

5) Preciso tomar mais água quando estou amamentando?

Sim, pois a o leite materno é composto em mais de 80% de água.

6) Eu adoro café: preciso evitar a cafeína?

Quando ingerida em excesso, a cafeína pode passar para o leite materno e afetar o sono do bebê, deixando-o mais alerta. Por isso, orientamos que a lactante não consuma mais de 3 xícaras de café por dia. Além da questão das cólicas já mencionada.

7) Posso consumir álcool durante a amamentação?

O álcool inibe o hormônio prolactina, que é responsável pela produção do leite, e ele também pode alterar o cheiro e o sabor do leite sendo assim recusado pela criança. Mais perigoso são as consequências diretas sobre o organismo da mãe. Uma pessoa alcoolizada perde os reflexos e a atenção, o que é muito arriscado se ela estiver cuidando de uma criança. E existem estudos que demonstram que ao expor crianças ao álcool através do leite materno pode causar reduções em suas habilidades cognitivas, observadas principalmente aos 6 a 7 anos de idade.

*Colaboração Jornalista Thainá Rodrigues