O vereador João Luiz da Bega (PSC) protocolou na última quarta-feira (25/8), um Projeto de Lei que, se aprovado, implementará um calendário especial de conscientização quanto ao uso de plástico em Florianópolis. A medida visa fortalecer a conscientização para evitar danos ao Meio Ambiente. João Luiz da Bega também é autor da Lei que proíbe uso de canudos na capital catarinense.

A proposta do projeto é a instituição de uma campanha de conscientização feita a fim de educar e informar a sociedade sobre alternativas ao plástico, a reciclagem e o descarte correto do material, estimulando a reflexão e a mudança de hábitos da população.

Este não é o primeiro projeto do parlamentar voltado às causas ambientais: aprovado em 2020, o Projeto de Lei 17.534/18 proíbe a utilização de canudos plásticos em hotéis, bares, restaurantes e demais comércios de Florianópolis. Além disso, João participa ativamente de iniciativas como a entrega de tampinhas de garrafas PET para uma instituição que as converte em recursos para a castração de animais.

“Penso que, como vereador, tenho que dar o exemplo. E o meio ambiente é uma das minhas principais preocupações, tanto que o plástico não entra nem no meu gabinete. Pensar na natureza e no que pode prejudicá-la é pensar no nosso futuro”, enfatiza o vereador.

O próximo passo para que o projeto vire realidade é o início da tramitação para que possa ser votado na Câmara de Vereadores de Florianópolis.