Empresas que aliam desenvolvimento técnico e humano têm mais chance de atrair talentos

“Eu tinha prestado vestibular para zootecnia quando um amigo me falou sobre trabalhar com tecnologia e decidi tentar esse caminho.” Quando Amanda Rosa, que atualmente é Coordenadora de Desenvolvimento na Involves, saiu do sítio da família no interior do Paraná, ela pouco conhecia sobre a carreira que seguiria anos mais tarde. Assim como Amanda, milhares de pessoas trabalham – e vão trabalhar – em áreas do setor de tecnologia que não tinham ouvido falar quando eram adolescentes. De acordo com estudo realizado pelo Institute For The Future, 85% das atividades profissionais que estarão disponíveis no mercado em 2030 ainda não existem. O setor de tecnologia é um dos principais responsáveis por essa transformação, com mais de 900 mil pessoas empregadas no Brasil. Muitas das carreiras são recém conhecidas pelos profissionais, como ciência de dados e engenharia de software.

Além de proporcionar novas carreiras e experiências, o setor de tecnologia também é um dos que oferecem mais vagas abertas no Brasil. Segundo estudo da GeekHunter, em 2020 o crescimento foi de 310% no total de oportunidades abertas no setor. Esse número tende a aumentar, de acordo com dados do Banco Mundial. A perspectiva é que surjam em torno de 420 mil novas vagas até 2024. Nesse cenário, é importante que as expectativas de empresas e profissionais estejam alinhadas para que a experiência de trabalho seja positiva para ambos. Um levantamento feito pela consultoria global Robert Half identificou os fatores mais relevantes na hora da contratação e cruzou os dados com as prioridades de profissionais que aplicam para essas vagas. O estudo revelou que a experiência prévia do candidato (83%), a aderência à cultura organizacional (50%) e a expectativa salarial do profissional (38%) são os três fatores mais relevantes para a contratação de uma pessoa para a área de tecnologia.

Se para as empresas a experiência prévia é um fator determinante, para profissionais que atuam no setor, o desenvolvimento que a empresa pode proporcionar é um ponto fundamental na hora de escolher a vaga. Victor Vargas, Head de Engenharia de Software na Involves, conta que a oportunidade de gerar uma transformação na organização em que atua e a autonomia para escolher as tecnologias usadas foram decisivas para sua entrada na Involves. “Eu entrei na empresa com a missão de mudar a nossa arquitetura de software, de monolito para microsserviços. A possibilidade de contribuir com esse movimento de mudança me atraiu muito porque é uma oportunidade de reciclagem profissional, de aprender coisas que o mercado está buscando e de fazer isso com autonomia para decidir a melhor forma de gerar essa transformação”, conta Victor. 

Em momentos de mudanças significativas na tecnologia dos produtos, como o que está acontecendo na Involves, Victor explica que a equipe acaba tendo autonomia para escolher a tecnologia usada no desenvolvimento de cada micro serviço que compõe a arquitetura completa das soluções da empresa. Isso ajuda os profissionais a conhecer e experimentar novas tecnologias, ampliando seu repertório na área. “No mercado existem novas tecnologias surgindo todos os dias e novas formas de usá-las. Ter essa liberdade para experimentar é bastante desafiador, mas ajuda muito no desenvolvimento, tornando o profissional mais completo”, completa Victor. 

Fit cultural é decisivo na escolha

Além da experiência técnica, o fit cultural é outro ponto importante para profissionais na hora de escolher uma nova empresa para trabalhar. Para Amanda, a identificação com os valores da empresa foi determinante para a escolha da Involves. Depois de trocar o curso de zootecnia pelo de desenvolvimento de sistemas, Amanda trabalhou por cinco anos em uma empresa do setor e decidiu buscar novas oportunidades quando entendeu que não compartilhava alguns valores da empresa. “Eu comecei a trabalhar na Involves em 2019 e lembro que eu fiquei muito encantada com os valores. A empresa entende verdadeiramente que para crescer é preciso ter pessoas comprometidas e que essas pessoas buscam ser valorizadas e reconhecidas. Além disso, eu aprendi muito não só sobre a parte técnica do meu trabalho, mas também sobre feminismo, enfrentamento ao racismo, questões LGBTQIA +, que me ajudaram também no desenvolvimento pessoal”, conta.

Com a popularização do trabalho remoto, acelerada pela pandemia de Covid-19, a possibilidade de contratar pessoas de qualquer lugar do Brasil e do mundo se tornou ainda mais concreta. Ainda de acordo com o estudo da Robert Half, no setor de tecnologia, apenas 1% da escolha de profissionais para vagas abertas é feita com base na disponibilidade geográfica do candidato. A Diretora de Pessoas da Involves, Thuany Schultz, conta que o processo seletivo da empresa seguiu essa tendência e está aberto para que pessoas de todo o Brasil se candidatem. “Hoje nós ainda estamos em modelo totalmente remoto e nosso plano, para quando for seguro, é que as pessoas trabalhem de onde elas quiserem, seja no escritório, em casa, em um coworking. Enfim, onde fizer mais sentido para elas. Por isso, a maioria das vagas que temos abertas no momento não levam em consideração a cidade em que a pessoa está”, explica Thuany. 

Sobre a Involves

Há mais de 12 anos no mercado, a brasileira Involves é responsável pelo desenvolvimento do Involves Stage, plataforma de gestão de trade marketing que já está em mais de 20 países, além do Brasil. A solução ajuda os times de grandes marcas como Unilever, L’Oréal, Kraft Heinz, Playstation, Seara, Danone, Fini e 3 Corações a garantirem uma execução perfeita de seus produtos em milhares de pontos de venda. A Involves também desenvolve o Involves Doors, ferramenta de inteligência artificial que melhora a execução nas gôndolas e aumenta vendas no varejo. Com sede em Florianópolis e filiais em São Paulo (SP), México e Colômbia, a empresa tem mais de 12 anos de história. Conta com cerca de 270 colaboradores e aplica políticas inovadoras em gestão de pessoas, ocupando lugares de destaque nos rankings GPTW de 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020.
Referência em trade marketing no Brasil, a Involves promove iniciativas constantes para ampliar o conhecimento sobre o setor por meio do portal de conteúdo especializado Involves Club, e do maior evento do setor na América Latina, o Involíves Experience.