A liberdade do cidadão não é mas a mesma desde que o vírus da Covid-19, chegou de mancinho, em Florianópolis. Inicio do ano de 2020, meses antes do novo Coronavírus chegar na ilha, as pessoas tinham todo liberdade, de pode andar na rua, realizar eventos com grandes público no ar livre. Logo após a chegada do vírus da Covid-19, a capital catarinense mudou. E a liberdade das pessoas foram tiradas, por causa do vírus mortal. Durante o período de quarentena, foi o momento mais difícil para quem frequenta as baladas noturna. Foram obrigados a ficar em casa, cada um em sua própria residência, sem pode curtir aquela festa no ar livre nos finais de semana e feriadão.

Depois da quarentena, a vida das pessoas foram voltando as poucos ao normal, mas ainda não temos a liberdade como antes da pandemia do novo Coronavírus. Até a economia da cidade já está voltando a normalidade, mas ainda não tem a total liberdade, o vírus ainda não foi vencido.

Nesta segunda-feira 13 de setembro de 2021, no período da tarde observava o movimento das pessoas na região comercial no centro da capital, quando observei que algumas pessoas caminhando na direção ao seu destino, no meio daquela movimentação, de vai, e vem, sobre aqui, entra ali, cruza a esquina da rua e do calçadão. Fiquei olhando atentamente, aquela movimentação todo. E no meio das pessoas, deu pra ver, algumas pessoas circulando sem fazer uso de máscaras de proteção individual.

Acredito que alguns cidadãos pensar que já venceu o vírus da Covid-19 sozinho! Será que estas pessoas que circular sem usa máscara de proteção individual, pensa que já venceu a pandemia do novo Coronavírus, individualmente?

Enquanto outra pessoa faz o uso da Máscara de proteção individual, tem aquele bonitinho, que pensa, que já venceu o vírus da Covid-19, por ele mesmo. Anda livre sem Máscara, sem ter algum órgão de segurança para fiscalizar, ou pelo menos aconselhar, o cidadão, usa sua Máscara de proteção individual, como as outras pessoas, que fazem o uso da Máscara de proteção individual corretamente.