Nem o mais distraído motorista, mais desatento ciclista ou pedestre que transita pelo bairro Campinas em São José/ SC, conseguirá ignorar a maior “tela horizontal” da cidade, criada por um artista plástico.

O muro de 517 M² está localizado entre as ruas 21 de abril e rua Maria Bernardina Vaz Borges, e faz parte da matriz da rede de material de construção Casas da água.

Nessa grande “tela”, as imagens remetem a cultura do município de São José, como sua história, arquitetura e personagens que fazem parte dos elementos que homenageiam a cidade.

O artista Augustin de Lassus e a casas da Água tiveram como inspiração algumas das principais referências de São José, como por exemplo o Centro Histórico com seus imóveis tombados, instituições ligadas á educação e saúde, como o Educandário e o Hospital Regional, e as práticas culturais como a pesca e a olaria, num total de aproximadamente referências do município.

A ideia surgiu no início da pandemia, como o intuito de transmitir através da arte um pouco de alegria ao momento que refletia incertezas, medo e dor, provocados pelas pedras de tantas famílias. A empresa Casas da Água, através de seu fundador José Nitro da Silva, uniu-se a Angustin e se colocaram focados em dar mais leve à rotina de quem circula por ali diariamente.

A Casas da Água, apoiadora de longa data de ações sociais viu a obra cair no gosto dos moradores e de quem circula pela região do bairro Campinas. “,O objetivo da nossa empresa foi presentear os vizinhos da nossa loja com arte e cores já que a situação de pandemia deixava pairando muita tristeza a no ar. Esta foi uma das formas que encontramos de colocar esperança no olhar das pessoas: através da arte multicolorida que deu forma e cor aos pontos turísticos da nossa São José. “destaca Neto. Hoje o local se transformou em um espaço cativante, trazendo ao ambiente urbano melhora na experiência visual e causando efeito positivo nas pessoas, além de servir como cenário de muitas fotos para as redes sociais.

Serviço:

Local: Entre a rua 21 de abril e rua Maria Bernardina Voz Borges – Campinas São José em SC.

Ponte de referência: Muro que limita a parte de trás da matriz da loja Casas da Água