A 27ª etapa do projeto Limpeza dos Mares chega a Florianópolis neste sábado (16/10) para uma grande faxina coletiva na praia de Canasvieiras e na Ilha do Francês, no norte da Ilha em Florianópolis. A ação é realizada pela ACATMAR (Associação Náutica Brasileira), Mundo Mar e Aqcuanauta Floripa.

Em setembro, em apenas duas horas de trabalho, os voluntários retiraram 2,5 toneladas de lixo das encostas e do fundo das águas do rio Camboriú, localizado nos municípios de Camboriú e Balneário Camboriú. A Etapa Floripa está prevista para começar às 8h30.

A iniciativa acontece desde 2014 em vários locais do litoral de Santa Catarina. Em 26 etapas, mais de 113,2 toneladas de resíduos foram recolhidas do fundo das águas, praias e costões. O projeto tem como diferencial o mergulho, um trabalho que envolve profissionais da área, embarcações e muitos voluntários unidos pelo mesmo propósito.

“O apoio de toda a comunidade e da iniciativa pública e privada é essencial para que o Limpeza dos Mares possa mergulhar fundo para retirar o lixo que ninguém vê. A ideia, além da retirada dos resíduos, é estimular uma grande mudança de hábito das pessoas com relação a preservação do meio ambiente”, afirma Michele Castilho, diretora da ACATMAR.

“Iniciativas que promovem o engajamento da comunidade como o Limpeza dos Mares, despertando o público para a cidadania, têm muito a agregar para nossa sociedade. O projeto é um exemplo prático de como a soma de pequenos esforços gera mudanças significativas”, diz Gustavo Petry Custódio, gerente nacional de Marketing do Fort Atacadista.

Serviço:

Data: 16 de outubro, sábado, 8h30 às 13h;

Local: QG na praia Canasvieiras, em frente à Escola Acquanauta Floripa – Rua Antenor Borges, 394, Canavieiras – Florianópolis.

Realização:  ACATMAR, MUNDO MAR e ACQUANAUTA Floripa;

Apoio ao evento: Boatlux Floripa, Superintendência da Pesca, Maricultura e Agricultura de Florianópolis e COMCAP.

Apoio ao projeto: Polícia Militar Ambiental de SC, Capitania dos Portos de SC, ICMBio, Companhia da Praia, MedLona, P & P Polímeros, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, Iate Clube Veleiros da Ilha, Paulista Balões, Plastkolor e o Programa Bandeira Azul