Uma equipe de Plantão encontrou escorpiões amarelos no bairro Cachoeira do Bom Jesus na região norte da capital catarinense em Florianópolis, em fiscalização na noite desta quinta-feira, 04 de novembro.

O Centro de Controle de Zoonoses faz buscas ativas em lugares com relatos de encontro do escorpião. Ele faz parte do gênero Tityus sp e as equipes técnicas analisam residências, depósitos, caixas de passagem, caixas de gordura ou outros locais que possam servir de abrigo à espécie.

Durante a fiscalização, os responsáveis pelos locais são orientados pelas equipes. Aqueles que não atendem as orientações, podem receber multas de até 2.500 reais. As adoções de medidas de controle são fundamentais para evitar o aumento da área de infestação.

A população deve manter cuidados para evitar a proliferação do escorpião-amarelo pela cidade. Evitar depósitos de materiais ou equipamentos, ou limpá-los frequentemente são algumas formas de prevenção.

Escorpião
Os escorpiões são animais de hábitos noturnos e as características do seu corpo facilitam sua existência em meio a frestas, buracos e tocas. A ação do veneno provoca uma dor muito forte e vermelhidão no ponto da picada. São mais ativos durante os meses mais quentes do ano – em particular no período das chuvas.

Eles se escondem em locais com material de construção, madeiras, folhas secas, vãos de muros, tanques, caixas de gordura, caixas de esgotos e ralos, em caso de acidente, procure imediatamente o Hospital.