Quem nunca escutou a frase: “Gentileza gera gentileza”? Essa frase não é só utilizada nas relações humanas, mas também na relação entre homem e animal. Foi graças ao cavalo que foi possível a construção de cidades e da organização de grandes impérios. Mas, aparentemente, foi a arte da doma e de cavalgar que deu o impulso decisivo para a disseminação de novas descobertas. A cavalgada surgiu no Brasil entre os séculos XVII e XVIII e consistia basicamente em remanejar o gado de um lado para o outro nas fazendas. Repassadas de geração a geração, a prática da cavalgada vai além de um simples manejo de gado. A algum tempo já é um forte instrumento cultural que revela o antepassado de muitas famílias. Além disso, através do anos, vem sendo um forte atrativo de lazer e turismo em Bocaina do Sul.
No último sábado (27/11), aconteceu a cavalgada Outubro Rosa/Novembro Azul, em benefício a APAE de Bocaina do Sul. O evento foi um sucesso e celebrou a vida e a amizade, por tanto foi aproveitado o dia de maneira saudável, com muita alegria, porém com responsabilidades.
O Coronavírus ainda está presente na vida de muitas famílias, por isso os protocolos para não proliferação da doença foram seguidos. Ao total aproximadamente 200 cavaleiros estiveram presentes no evento que contou com aproximadamente 300 pessoas. Presente no evento, o Prefeito Municipal João Eduardo, ficou satisfeito com a cavalgada, “o evento foi um sucesso e ficamos muito satisfeito com a adesão dos cavaleiros. Quero agradecer minha equipe, pelo trabalho para que tudo acontecesse dentro das normalidades, agradeço a presença dos Deputados e seus representantes que estiveram prestigiando a festa, agradeço a população de nosso município e das cidades vizinhas, aos proprietários dos terrenos que permitiram a passagem dos cavaleiros, por fim, agradeço a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para o sucesso da 2ª Cavalgada Outubro Rosa/Novembro Azul.
Estaremos apoiando eventos como este que vai beneficiar em muitos os alunos da APAE, muito obrigado a todos”. Quem também participou da cavalgada foi a Vice-Prefeita Alice Pessoa que estava muito feliz com o sucesso do evento, “no último sábado tivemos a cavalgada da APAE, que se iniciou com um saboroso café da manhã. Após o café tivemos o cerimonial de abertura e seguimos para a cavalgada. O trajeto foi bem tranquilo e ninguém teve dificuldades em completar o percurso. Destaco a organização do evento e também o excelente número de pessoas que compraram o almoço e participaram da cavalgada, ajudando desta maneira a APAE do município. Quero agradecer a todos os envolvidos neste grande evento, ele foi um sucesso”.
A Diretora da APAE, Dilma Góss afirma, “nossa cavalgada foi um grande sucesso e posso afirmar que foi graças a união de todas as Secretarias e a Prefeitura que conseguimos realizar um excelente trabalho. Também quero agradecer a todos que trabalharam e comparecerem na cavalgada”. Todas as normas contra a proliferação contra a COVID-19 foram seguidas e nenhum problema surgiu durante o evento.