Nova cepa sugi na África do Sul –  pessoas infectadas pela Variante Ômicron, apresentam sintomas diferentes das que são contagiosas como a cepa delta, explicar a médica que alertou cientistas do governo Áfricano.

Variante Ômicron

Pacientes que contraíram a cepa ômicron se queixam de fadiga, dores de cabeça e no corpo e ocasionais dores de garganta e tosse, disse Angelique Coetzee, que também é presidente da Associação Médica Sul-Africana. As infecções causadas pela delta, em comparação, causaram pulsações elevadas, baixos níveis de oxigênio e perda de olfato e paladar, disse a médica.

A África do Sul anunciou a identificação de uma nova variante em 25 de novembro e disse que alguns casos foram identificados antes no Botswana e depois em Tshwane, a área municipal em que Pretória está localizada. O anúncio causou pânico global, abalou os mercados e resultou na proibição de viagens com origem em países do sul da África.

Cientistas que assessoraram o governo da África do Sul disseram em coletiva de imprensa na segunda-feira que, embora a ômicron pareça ser mais transmissível, os casos parecem muito leves.

Os pacientes de Coetzee são relativamente jovens. Um paciente vacinado, de 66 anos, testou positivo na segunda-feira, mas apresentava sintomas leves, disse.